Marc Rubin (1931-2023)
Marc Rubin foi o mais completo arquiteto que eu conheci.
O que quer dizer um arquiteto completo?
Explico.
A elaboração de um projeto arquitetônico envolve fases e etapas que se desenvolvem a medida de sua execução, cujo nível de dificuldade depende da capacidade do autor da concepção inicial, em antever estas dificuldades, e então, criar as condições necessárias para as soluções.
As propostas arquitetônicas formuladas pelo Marc eram completas neste sentido, juntando a proposta arquitetônica formulada, a proposição também das soluções das demais áreas envolvidas, estrutura, infraestrutura, tecnologias e soluções a serem utilizadas.
Um exemplo clássico foram as estruturas. A visão do Marc, que sempre deu uma maior importância a este setor, previa soluções integradas à arquitetura, ao mesmo tempo em que valorizando e ressaltando estas.
Como resultado, muitos de nossos projetos envolviam soluções estruturais onde o tratamento escultural dado a estrutura, fazia parte do projeto arquitetônico, envolvendo ainda tecnologias especiais como a utilização de concreto aparente etc.
As redes de infraestrutura, em particular o ar condicionado, sempre existiram nos estudos elaborados pelo Marc, já potencialmente localizados e resolvidos.
Isto tudo vale dizer que Marc tinha sempre na cabeça, uma visão do futuro desenvolvimento de qualquer tipo de concepção arquitetônica que propusesse; o que sem dúvida, diz muito da extraordinária capacidade que ele possuía no ramo de arquitetura.
Aqueles que trabalharam com ele, sabiam disso, e apesar do passar dos anos, era sempre surpreendente esta sua capacidade de visão, até para seu amigo e sócio na tarefa de elaborações de projetos da Botti Rubin Arquitetos Associados!
Arq. Alberto Botti
08/2023
Prêmio Master ImobiliÔrio 2012 - Patio Victor Malzoni
SÃO PAULO - As empresas e empreendimentos vencedores do 18º Prêmio Master Imobiliário foram divulgados nesta terça-feira pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) e pela Federação Internacional das Profissões Imobiliárias (Fiabi/Brasil), organizadores da premiação que tem o apoio do Grupo Estado.
Entre os mais de 70 projetos inscritos no País foram escolhidos 16 que se destacaram dentro das categorias Empreendimentos (comercial e residencial) e Profissionais (marketing, comercialização, institucional, preservação do patrimônio e responsabilidade social).
O Grupo Brookfield foi o grande homenageado com o Prêmio Hors-Concours. Os organizadores destacaram a longa trajetória da empresa, que iniciou suas atividades no Brasil em 1899 com a São Paulo Tramway Light & Power, responsável por instalar mais de 100 quilômetros de trilhos para bondes da capital paulista. A São Paulo Tramway evoluiu por meio de fusões e aquisições, deu origem a divisões focadas no segmento imobiliário e assumiu a marca global Brookfield em 2009.
De acordo com os organizadores, os projetos premiados mostram que o mercado brasileiro tem acompanhado o avanço tecnológico registrado fora do País, com atenção para a sustentabilidade, condições para uma boa qualidade de vida de seus usuários, e alinhamento aos princípios de uma ocupação inteligente das cidades.
Os premiados na categoria empreendimentos foram:
Único Guarulhos, em Guarulhos-SP (residencial)
Cury Construtora e Incorporadora
Grand Lider Olympus, em Belo Horizonte (residencial)
Cyrela Brazil Realty
Patio Victor Malzoni, em São Paulo (comercial)
Brookfield Incorporações e Grupo Victor Malzoni
Porto Brasilis, no Rio de Janeiro (comercial)
Fibra Experts
Advance, em Brasília
JCGontijo Engenharia, ECAP Engenharia e Victória Empreendimentos e Participações (comercial)
Centro Empresarial José Alencar Gomes da Silva, em Brasília (comercial)
PaulO Octavio Investimentos Imobiliários
Cajamar Industrial Park, em Cajamar-SP (comercial)
Prologis-CCP e Libercon Engenharia
Edifício Galeria, no Rio de Janeiro (comercial)
Tishman Speyer
Os projetos e empreendimentos vencedores na categoria profissionais foram:
Ca''d''Oro São Paulo - O resgate de um ícone da cidade (marketing)
Brookfield Incorporações, Anastassiadis Conceitos e Publicidade Archote
Restauração da Casa Bandeirista do Itaim Bibi, em São Paulo (preservação do patrimônio)
Brookfield Incorporações e Grupo Victor Malzoni
Rochaverá Corporate Towers, em São Paulo (comercialização)
CBRE Consultoria do Brasil
Nova Petrolina - Inteligência imobiliária traz recorde de vendas. Projeto em Petrolina-PE (marketing e comercialização)
CIA Inteligência e Coordenação
Ecocil Ecogarden Ponta Negra, em Natal (marketing)
Ecocil Incorporações S/A
Helbor Concept - Life, Office e Corporate, em Mogi das Cruzes-SP (comercialização)
Helbor Empreendimentos e MPD Engenharia
Anuário do Mercado Imobiliário Brasileiro 2011 (institucional)
Lopes
Papéis da Vida - Prática de responsabilidade socioambiental na Reserva do Paiva, em Cabo de Santo Agostinho-PE (responsabilidade social)
Odebrecht Realizações Imobiliárias
Fonte: www.Estadao.com.br/Negocios
STJ - Superior Tribunal de Justiça acaba de prolatar decisão histórica para o Setor de Projetos de Arquitetura e Engenharia
Decidindo de maneira unanime recurso extraordinÔrio da CPOS - Companhia Paulista de Obras e Serviços, o STJ acaba de decidir que o autor do projeto bÔsico pode participar da licitação para elaboração do decorrente projeto executivo.
A lei de licitações (8.666) veda a participação do autor do projeto bÔsico na licitação de obras e serviços, sem qualquer referencia as licitações de projeto executivo, que ainda pela legislação e boas praticas deve sempre preceder a licitação de obra.
Antes de uma boa obra deve sempre existir um bom projeto.